sábado, 23 de outubro de 2010

Técnicas – Guitarra

Sweep-picking

Como Yngwie Malmsteen, Frank Gambale, Kiko Loureiro, entre outros guitarristas, conseguem tocar arpejos e escalas em altíssima velocidade? Além da palhetada alternada, o segredo está na técnica de sweep picking .
Esta técnica tem como objetivo  principal  economizar  movimentos de palheta. Portanto, é uma boa ferramenta para tocar frases em alta velocidade.  A palhetada alternada é um conhecimento indispensável para qualquer guitarrista, porém o seu desenvolvimento requer paciência e perseverança, porque exige muita precisão e esforço físico. O sweep também necessita de precisão, mas nem tanto esforço físico. Além disso,os resultados aparecem mais rápido .Resolvemos fazer uma lição especial com a qual você poderá se aprofundar nessa técnica.

O sweep também é conhecido como economic picking, deixa o som mais fluente. Sweep significa literalmente “varrer´´. É mais ou menos esse o movimento realizado pela palheta com o sweep. O princípio é manter a direção da palhetada quando você muda a corda. Mas é bom sempre lembrar que a técnica e a velocidade devem sempre estar  a serviço da música.Então, mãos à vassoura,   ops… à obra!

Escalando

Vamos começar com a utilização do sweep sobre escalas. As digitações utilizadas em todos os exemplos estão padronizadas em três notas por corda. Para aplicar essa técnica em escalas, com este tipo de digitação , você fará uso também da palhetada alternada. Um dos truques para a execução do sweep é não interromper o movimento da palheta quando você for mudar de corda. Além disso, deve-se segurar a palheta com firmeza e tocar todas a notas com a mesma dinâmica. Cuidado para não perder o sincronismo dos movimentos.  Toque os exemplos com metrônomo, para manter um ritmo consistente e o som não ficar embolado.
O  ex.1 mostra através da escala de A maior, como você deve tocar uma escala no  sentido ascendente. Se você quiser um som parecido com o da palhetada alternada,, abafe as cordas com a palma da mão na ponte do instrumento.O ex.2 traz novamente a escala de A maior, mas desta vez, exemplificando seu uso descendente com sweep. No ex.3, ocorre a junção de ambas as digitações. È um exemplo extraído de Frank Gambale no qual é mostrado como deve se subir e descer.Preste atenção que, ao chegar na corda E aguda, são digitadas apenas duas notas, para que ocorra a inversão dos movimentos de palheta. Quando retornamos ao E grave, toca-se quatro notas para redirecionar as palhetadas. O ex.4 mostra, de maneira diferente, como digitar as escalas mantendo três notas por corda sem nenhuma variação. No primeiro compasso, executamos a escala de A  eólio feita de forma ascendente. No segundo é a vez  de       B lócrio, de maneira descendente.Esta é uma maneira bem conveniente para se tocar escala em alta velocidade por todo o braço.
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Patterns


Aperte os cintos! Agora mostraremos como usar o sweep picking em padrões que podem incrementar seus solos. Os exs. 5 e 6 foram elaborados com base nas frases de Yngwie Malmsteen. Nestes dois exemplos, você trabalhará com quiálteras de sete notas, em semicolcheia na seguinte digitação: três notas na corda B e quatro notas na corda E. Note a importância do estudo  da palhetada alternada, pois esta técnica é constante nestes exemplos.Cabe ao sweep apenas a mudança de corda para torna-la mais fluente. O ex. 5, tem como objetivo interligar as escalas por todo o braço. O ex. 6, pode servir como lick e é baseado na escala de A menor harmônico. Experimente estas mesmas digitações em outras cordas e você terá um efeito surpreendente.

O ex. 7, também extraído da técnica de Malmsteen, mostra como tocar um pattern em sextinas, utilizando a escala de Am na quinta posição. É um padrão muito difícil de ser tocado e exige atenção especial na acentuação das notas, divisão rítimica e precisão nos movimentos de sweep.

O ex. 8 é a forma descendente do ex. 7, só que muito mais intrincado.Observe que
Neste exemplo, você tem mais seqüências com sweep. Veja que a direção da palheta é padronizada, sendo para cima na terceira e quarta notas e, para baixo , na quinta e sexta.

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Voando


Agora vamos exemplificar a utilização dos patterns anteriores ( Exs. 7 e 8 ) em um lick de quebrar os dedos. Os primeiros dois compassos do Ex. 9 equivalem ao ex. 7. O terceiro compasso, que deve ser executado com muita atenção, corresponde à mudança de eólio para lócrio. Veja que são tocadas sei notas na corda E aguda, para manter o sweep padronizado .Os compassos 4 e 5 apresentam o mesmo padrão do ex. 8, porém no modo lócrio. Esta é uma excelente forma de você ligar os modos com os padrões.

O Ex. 10 tem a combinação perfeita de sweep com palhetada alternada. Diferente dos patterns anteriores, este é feito horizontalmente, passando por quase todas as posições da escala de Bm.  O  primeiro tempo de todos os compassos foi  extraído  do ex. 7. O segundo tempo é feito apenas com palhetada alternada.

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Sweepentatônicas


Veremos agora como tocar pentatônicas utilizando a técnica de sweep , o que poderia parecer impossível, pois em geral, essa escala apresenta duas notas por corda, tornando inviável a técnica de sweep. O ex.11 traz a escala pentatônica Dm7 com sua digitação aplicada ao sweep . Observe que a fórmula para tocar esse tipo de escala é simples: Três notas em uma corda e uma nota na próxima, e assim por diante. Note que na corda E aguda, como no ex.3, você toca apenas duas notas para facilitar a inversão da palhetada. A execução da escala pentatônica com essa técnica é difícil, pois exige aberturas grandes. Execute essa idéia nas demais posições da escala.

Os exs. 12a e 12b demonstram a utilização da técnica de sweep em licks tradicionais de pentatônica em Dm. No primeiro lick, há uma frase no estilo de Richie Blackmore. Para a nota C ( casa 13, segunda corda ), use o dedo 3.  Para a nota A, na mesma corda, utilize o dedo 1. Para a nota G ( casa 12, terceira corda ), use o dedo 2. No segundo, temos uma frase que exige abertura de dedos. Essa frase é bem no estilo de Kirk Hammerr , do metállica . Faça a nota G (casa 15, primeira corda) com o dedo 4. A nota D (casa 10, primeira corda) deve ser feita com o dedo 1. As notas C e F (casa 13, primeira e segunda cordas) devem ser feitas com o dedo 3. Experimente essas frases com o wah wah.

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Arpejos


Chegou a hora de exemplificar o sweep em arpejos. Para isso, utilizaremos exemplos apenas em tríades, pois isso facilita o desenvolvimento da técnica em si. Utilizaremos shapes de cinco e seis cordas. Depois de assimilar todas as frases, procure novas sonoridades, adicionando ou substituindo com intervalos de VI, VII, IX…

O ex.13ª mostra como aplicar o economic picking em um arpejo de Am. O exemplo apresenta quiálteras de cinco notas em semicolcheia. Note a inversão da palheta entre as notas C e E . Após a inversão, respeite a indicação do pull of entre as notas E e C .  O ex. 13b demonstra o sweep em um arpejo em A. Os exs.13c e 13d apresentam a mesma palhetada dos dois exemplos anteriores. No exemplo 13c, mostramos o arpejo de A diminuto (I,IIIm, Vm). Para este exercício, você precisará abrir bem os dedos. No 13d, temos o arpejo de A aumentado (I, III, Vaum).Para realizar uma digitação perfeita, execute as notas E# e A com o dedo 2 ( casa 10, cordas G e B respectivamente)

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Mão na Massa


O ex. 14 é um lick formado apenas por arpejos, demontrando na prática a utilização dos shapes de cinco cordas em sextinas e semicolcheia. É um exercício excelente para desenvolver a precisão, pois, além de explorar todo o braço, trabalha com diversas tríades. Preste muita atenção nas inversões de palheta na corda E aguda e A.

Os exs. 15ª e 15b,são talvez os mais difíceis entre os mostrados até agora sobre arpejos. São desenhos executados nas seis cordas, e com grande extensão pelo braço. Estes exercícios se aproximam do estilo de Richie Kotzen.  Inicie o exemplo 15ª, que está em Am, com palhetada  e hammer on, como indicado. Ao chegar à nota A , faça outro hammer , até a nota C (casa 12, primeira corda) e execute o pull of até o C. Siga as indicações da palheta. As notas A e E devem ser feitas com o dedo 4 , como uma meia pestana. Esta é a passagem mais difícil do arpejo e deve ser muito bem estudada. O ex. 15b em A, segue os mesmos desenhos do ex. 15ª.

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Dicas Finais

Para bom desenvolvimento do sweep, mantenha sempre estes conselhos em mente:
  • Memorize bem os exercícios para toca-los com perfeição.
  • Nunca se esqueça de olhar a indicação do sentido da palhetada.
  • Estude de forma lenta.
  • Marque rigorosamente os tempos.
  • Mantenha a palheta firme nos dedos.
  • Ataque com a palheta um pouco inclinada, tanto de forma ascendente quanto descendente.
  • Tome cuidado para que as notas não saiam emboladas. Sincronismo é essencial.
  • Não ponha a carroça na frente dos bois, respeite os seus limites e lembre-se: a música está a cima de tudo.
Bons estudos !!!


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